• Produto

    Quantos quilômetros posso rodar com as e-bikes DAFRA?
    A autonomia das e-Bikes depende muito do estilo de condução e também das características técnicas de cada produto. A DAFRA estudou cuidadosamente a autonomia de suas E-Bikes em várias condições. Apresentamos abaixo os valores obtidos em testes realizados em ruas e ciclovias. Vale destacar que todos os valores reportados a seguir foram baseados em testes com condutor com peso de 75 Kg e rodagem em terrenos planos ou com pequenas ondulações ocasionais, e com a bateria com sua capacidade nominal de carga.

    DAFRA VT

    Considerando bateria com CARGA PLENA e em boas condições, temos:

    Tipo de Condução Descrição Autonomia
    Econômica Trecho urbano, sem grande tráfego. Velocidade de 20 Km/h ou menor quando tráfego exige. Pedaladas leves e constantes, nível de auxílio do motor 4 ou 5. Até 72 Km
    Alto Desempenho Velocidade constante de 25 Km/h, pedaladas leves e constantes, nível de auxílio de motor 6 (máximo) Até 45 Km
    Alto Consumo (não recomendado) Condutor almeja alta velocidade, mas há tráfego e obstáculos que exigem frequentes freadas e acelerações. Partidas são frequentes e condutor procura o mínimo esforço ao pedalar. Até 33 Km

    Obs: Vale ressaltar que quando o indicador de carga da bateria começar a piscar (vazio) no painel, existe ainda uma autonomia de 6,5 a 11km* (estes valores compõem a autonomia total)

    DAFRA DBL

    Considerando bateria com CARGA PLENA e em boas condições, temos:

    Tipo de Condução Descrição Autonomia
    Econômica Trecho urbano, sem grande tráfego. Velocidade de 20 Km/h ou menor quando tráfego exige. Pedaladas leves e constantes, nível de auxílio do motor 4 ou 5. Pedaladas auxiliando na partida. Até 52 Km
    Alto Desempenho Velocidade constante de 25 Km/h, pedaladas leves e constantes, nível de auxílio de motor 6 (auxílio máximo) Até 36 Km
    Alto Consumo (não recomendado) Condutor almeja alta velocidade, assistência no nível máximo, mas há tráfego e obstáculos, que exigem frequentes freadas e acelerações. Partidas são frequentes e condutor procura o mínimo esforço ao pedalar. Até 23 Km

    Obs: Vale ressaltar que quando o indicador de carga da bateria começar a piscar (vazio) no painel, existe ainda uma autonomia de 6 a 11km* (estes valores compõem a autonomia total)

    DAFRA DBX

    Considerando bateria com CARGA PLENA e em boas condições, temos:

    Tipo de Condução Descrição Autonomia
    Econômica Trecho urbano, sem grande tráfego. Velocidade de 20 Km/h ou menor quando tráfego exige. Pedaladas leves e constantes, nível de auxílio do motor intermediário. Pedaladas auxiliando na partida. Até 85 Km
    Alto Desempenho Velocidade constante de 25 Km/h, pedaladas leves e constantes, nível de auxílio máximo Até 50 Km
    Alto Consumo (não recomendado) Condutor almeja alta velocidade, assistência no nível máximo, mas há tráfego e obstáculos, que exigem frequentes freadas e acelerações. Partidas são frequentes e condutor procura o mínimo esforço ao pedalar. Até 38 Km

    Obs.: Quando o indicador de carga da bateria atingir o último indicador LED no painel e os demais estiverem apagados, significa que existe ainda uma autonomia de até 2km.

    Como posso obter uma maior autonomia com minha e-bike DAFRA?
    Se o seu percurso exige paradas e partidas muito frequentes, acostume-se a ajudar a partida com pedaladas. Esta prática aumenta não só a autonomia de sua bike, mas também a vida útil de sua bateria.

    O uso no modo assistido, com pedaladas constantes ainda que leves, contribui para o aumento da autonomia de sua bike. Mas atenção: níveis de assistência altos em percursos com obstáculos ou transito, que exijam o uso frequente do freio ou a interrupção das pedaladas, levam à diminuição da autonomia. Em percursos com transito prefira níveis baixos ou médios de assistência do motor.

    Em resumo, auxilie a partida e evite o "acelera e desacelera".

    Como comparar as e-bikes DAFRA com outras bicicletas elétricas do mercado?
    Para isso, é importante analisar diferentes fatores. Confira abaixo os principais itens que devem ser observados nesse comparativo:

    Qualidade do produto
    Em primeiro lugar vale a pena saber onde a e-bike foi produzida. A produção nacional está baseada em padrões de qualidade elevados e isto deve ser levado em conta. As e-bikes DAFRA são produzidas e testadas na fábrica da DAFRA, em Manaus (AM). As baterias são testadas e carregadas com equipamentos adequados na semana da venda ao lojista, o que contribui para a longevidade do produto.

    Capacidade da bateria
    A capacidade de carga da bateria é outro aspecto importante, afinal este é um dos principais fatores que determinam a autonomia das e-bikes. Os modelos com motor auxiliar precisam de baterias com menos carga, afinal a característica deste produto é o uso por Pedelec, ou seja, o usuário deve pedalar. Por isso, baterias de 24V a 36V, de 5Ah a 12Ah são suficientes para as e-bikes com motor elétrico auxiliar.

    Na DAFRA, a VT conta com bateria de 36V e 10 Ah, a DB0 vem equipada com bateria de 24V, 6 Ah, a DBL com 36V e 10 Ah e a DBX de 36V e 12 Ah.

    Principais componentes
    Nas e-bikes há alguns itens que acabam sendo muito exigidos. Por isso, é importante que os pneus sejam projetados para esse tipo de bicicleta e os aros sejam duplos. As e-bikes DAFRA possuem pneus Levorin desenvolvidos especialmente para e-bikes e contam com aros duplos.

    Também é necessária atenção em outros componentes da e-bike. É importante, por exemplo, levar em conta o fabricante do câmbio e o tipo de freio. Confira nas páginas de cada modelo em nosso site as escolhas da DAFRA. Você não vai se decepcionar com elas.

    Para conforto, o tamanho do aro é fundamental. Quanto maior, menor a transmissão para o ciclista das irregularidades do terreno. A DAFRA VT, DBL e DBX são equipadas com aro 26, típicos de bicicletas convencionais. Para destacar o caráter portátil, possibilitando a dobragem da e-bike, a DB0 possui aro 20.

    Finalmente, mas não menos importante, fique atento para a presença de itens de segurança. As e-bikes DAFRA contam com farol, lanterna traseira, buzina e espelhos retrovisores de fábrica.

    Qual a vida útil das baterias das e-bikes?
    As baterias de Lítio Íon Ferro que equipam a DAFRA VT, DB0 e DBL têm uma vida útil de até 800 ciclos completos, ou seja, podem ser carregadas e descarregadas até oitocentas vezes. Dependendo da utilização, se for diária, por exemplo, as baterias podem durar mais de 3 anos. Já a bateria de Chumbo Gel da DAFRA DBX alcança até 400 ciclos completos. Note que um “ciclo completo” ocorre quando a bateria está descarregada. Carregar a bateria frequentemente é uma forma eficaz de estender a vida útil deste item.

    Como posso aumentar a vida útil da bateria?
    Você pode aumentar a vida útil da bateria de sua e-bike DAFRA seguindo algumas orientações simples:

    • Armazenagem em local que não submeta a bateria a altas temperaturas.
    • A constante recarga da bateria aumenta sua vida útil. Armazenar bicicleta por longos períodos com baixa carga da bateria compromete a vida útil do equipamento.
    • Para armazenagem da bicicleta por longo período sem utilização, a recarga da bateria terá que ser realizada a cada 90 dias, caso contrário, a vida da bateria estará prejudicada.
    • Na condução da bicicleta elétrica evitar variações bruscas de velocidade com grande frequência. Nas partidas auxiliar com pedaladas.

    Observações IMPORTANTES:
    Respeitadas as dicas para o aumento da vida útil da bateria, pode-se esperar de 800 a 1000 ciclos completos de recarga da bateria de Lítio da VT e de 600 a 800 ciclos completos da bateria da DBL, sem perda expressiva da capacidade de carga. Após estes ciclos a bateria continuará funcionando, porém com redução gradual de sua capacidade de carga.
    Para a bateria de Chumbo Gel (DBX), pode-se esperar de 300 a 400 ciclos completos de recarga.

    Definição de ciclo completo de carga: descarregamento e carregamento completos da carga da bateria. A recomendação acima de recarga freqüente da bateria, visa aumentar a vida útil da bateria com a utilização de ciclos parciais e a obtenção de maior número de ciclos de recarga.

    Que itens de segurança e acessórios existem para as e-bikes da DAFRA?
    As e-bikes DAFRA são completas de fábrica, contando inclusive com importantes itens de segurança como retrovisores, buzina, luz traseira e farol.

    É fácil carregar as baterias das e-bikes DAFRA?
    É tão fácil quanto um celular, podendo ser carregada em qualquer tomada.
    Vale destacar que o carregamento da bateria da e-bike DAFRA DBX por tempo excessivo compromete a vida útil do equipamento e pode danificá-lo. Por isso, após a luz do carregador passar para a cor verde, ele deve ser desligado da tomada. Jamais mantenha o carregador acionado na bateria por mais de 24h seguidas em qualquer caso.

    Já a bateria da e-bike DAFRA DBL, cuja tecnologia é a mesma de celulares (Lítio), pode ser deixada carregando por até 72 horas, sem comprometimento da vida útil do produto.

    Para o correto armazenamento, é importante que a bateria esteja sempre carregada. Isso pode aumentar a vida útil e evitar queda de tensão, o que resultaria na perda de bateria.

    A bateria carrega enquanto pedalo?
    Não. Toda a energia da bateria está sendo transferida para o motor, aumentando a velocidade e a força da e-bike. Ao pedalar, você não estará carregando a bateria.

    Compra

    Onde encontro as e-bikes DAFRA?
    Você encontra as bicicletas elétricas DAFRA na rede de concessionárias da marca. Consulte Consulte aqui a concessionária mais próxima. Além disso, a e-bike DB0 também está à venda na Polishop. Veja mais detalhes aqui.

    Posso comprar minha e-bike com financiamento?
    Você encontra as melhores condições de financiamento, incluindo o uso do cartão de crédito, na rede DAFRA e na Polishop. Consulte aqui a concessionária mais próxima e mais detalhes no site da Polishop.

    Manutenção e Assistência Técnica

    Qual o período de garantia das e-bikes DAFRA?
    As e-bikes DAFRA têm um ano de garantia para todos os componentes, exceto baterias, que contam com seis meses de garantia, e para itens de manutenção normal ou de desgaste natural, tais como sapatas e /ou pastilhas de freio, pneus, câmaras de ar, entre outros.

    Para detalhes sobre a cobertura da garantia e manutenção das e-bikes VEX acesse o Manual do Proprietário.

    O que está incluído na garantia das e-bikes DAFRA e o que a garantia não cobre?
    Estão incluídos todos os componentes das e-bikes DAFRA de acordo com os prazos para defeitos de fabricação que constam no Manual do Proprietário. Não estão inclusos possíveis defeitos ocasionados por mau uso do produto.

    Para detalhes sobre a cobertura da garantia e manutenção das e-bikes VEX acesse o Manual do Proprietário.

    Onde posso encontrar a lista de assistência técnica DAFRA?
    Consulte aqui a rede de assistência técnica autorizada DAFRA.

    Como garantir vida longa para a bateria da minha e-bike DAFRA?
    Você pode aumentar a vida útil da bateria de sua e-bike DAFRA seguindo algumas orientações simples:

    • Armazenagem em local que não submeta a bateria a altas temperaturas.
    • A constante recarga da bateria aumenta sua vida útil. Armazenar bicicleta por longos períodos com baixa carga da bateria compromete a vida útil do equipamento.
    • Para armazenagem da bicicleta por longo período sem utilização, a recarga da bateria terá que ser realizada a cada 90 dias, caso contrário, a vida da bateria estará prejudicada.
    • Na condução da bicicleta elétrica evitar variações bruscas de velocidade com grande frequência. Nas partidas auxiliar com pedaladas.

    Observações IMPORTANTES:
    Respeitadas as dicas para o aumento da vida útil da bateria, pode-se esperar de 600 a 800 ciclos completos de recarga da bateria de Lítio (DBL), sem perda expressiva da capacidade de carga. Após estes ciclos a bateria continuará funcionando, porém com redução gradual de sua capacidade de carga.

    Para a bateria de Chumbo Gel (DBX), pode-se esperar de 300 a 400 ciclos completos de recarga.

    Definição de ciclo completo de carga: descarregamento e carregamento completos da carga da bateria. A recomendação acima de recarga freqüente da bateria, visa aumentar a vida útil da bateria com a utilização de ciclos parciais e a obtenção de maior número de ciclos de recarga.

    Posso trocar a bateria de chumbo por Lítio Íon Ferro, ou vice-versa?
    Na linha DAFRA o modelo DBL – que é equipado de fábrica com uma bateria de Lítio Íon Ferro - pode também ser utilizada com bateria de chumbo gel. Para isso, basta alterar a informação no painel da bicicleta conforme descrito no Manual do Proprietário.

    Como faço o descarte da bateria?
    Em nenhuma hipótese jogue a bateria no lixo. Constatado o esgotamento da bateria, é necessário que você entregue-a em qualquer estabelecimento em que o produto é comercializado ou, então, à rede de assistência técnica autorizada DAFRA. Todos esses estabelecimentos são obrigados a aceitá-la, independentemente da marca ou de terem ou não comercializado a bateria de sua e-bike DAFRA.

    Compra

    O que diz a nova Lei das e-bikes?
    O principal item da nova resolução nº 465/2013 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é que as e-bikes deverão a partir de agora ter assistência do motor elétrico apenas por meio do pedal (Pedelec). Vale destacar que as e-bikes DAFRA já estão totalmente de acordo com a nova resolução.

    As bicicletas elétricas DAFRA cumpre a nova Lei?
    Sim, todas as bicicletas elétricas DAFRA estão em conformidade com a nova Lei.

    Comprei uma e-bike DAFRA na configuração antiga. O que faço?
    Se você comprou uma bicicleta elétrica DAFRA antes do dia 13/12/2013, data em que a nova Lei foi publicada, e quiser adequá-la à nova legislação, basta se dirigir a uma concessionária DAFRA para a retirada do acelerador e aplicação de manoplas. O kit de conversão terá Preço Público Sugerido de R$ 19,00.